quinta-feira, agosto 25, 2016

A Vingança

Título: A Vingança (Rules of Vengeance)
Autor: Christopher Reich
Editora: Sextante
Páginas: 343, 344-346 Agradecimentos
ISBN: 9788599296561

Tradução: Fernanda Abreu

O livro é uma espécie de continuação de "A Farsa" do mesmo autor (consta no Blog). O médico Jonathan Ransom, do MSF (Médicos Sem Fronteira) que estava atuando no Quênia é convidado para dar uma palestra em Londres. Lá ele se encontra secretamente com Emma, sua esposa que precisou sumir por que era espiã, e contrariou os superiores. Há um assassinato e depois um atentado a bomba que supostamente seria para matar um político russo. Mas a história é bem mais complexa e envolve uma organização que planeja um atentado a uma usina nuclear européia. Emma some mais uma vez e Jonathan é acusado de fazer parte do complô responsável pelo atentado. Ele então precisa fugir e encontrar Emma de qualquer maneira.
A história é muito boa, e o livro flui rapidamente. Acho um pouco confuso com tantos personagens que as vezes a gente se perde, mas a leitura é excelente. Acho que faltou algumas explicações, inclusive para o final. É o tipo de livro que se deve ler com calma ou mais de uma vez. Embora a história seja do mesmos personagens de "A Farsa" (Jonathan e Emma Ranson), os livros são completamente independentes, Na minha opinião elles lembram muito os livros de Dan Brown (autor do Código da Vinci, entre outros) e portanto é realmente bom. Nota 8,5

Obs: Comprei o livro usado em Curitiba, e ele tinha um corte no canto superior direito. Mas acredito que o original não seja assim.

terça-feira, agosto 16, 2016

O Teorema Katherine

Título: O Teorema Katherine (An abundance of Katherines)
Autor: John Green
Editora: Intrinseca
Páginas: 285, 287-288 Nota do Autor, 289-299 Apêndice, 301-302 Agradecimentos
ISBN: 9788580573152

Tradução: Renata Pettengill

Colin Singleton é um menino prodígio que mora em Chicago. Ele sempre foi muito inteligente, e desde criança que namora garotas, que por coincidência se chamavam Katherine. Os namoros duravam pouco e ele sempre levava o fora das garotas. A história inicia quando ele leva o fora da K-19 ou Katherine XIX. Ele fica desconsolado como ficamos quando estamos apaixonados e a garota deseja terminar o namoro. Então ele e o seu melhor amigo Hassan decidem fazer uma viagem ao sul para espairecer. Eles cruzam o estado de Kentuck e quando estão no estado de Tenessee avistam uma placa convidando a visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando, o homem que deu "origem" a Primeira Guerra Mundial. Lá, em um armazem local, eles conhecem Lindsey Lee Wells. Ela é filha de Hollis, dona de uma fábrica local de cordinhas para absorventes.
Eles ficam amigos e conhecem o namorado e os amigos de Lindsey. Hollis os convida para passar um tempo na casa delas e até dá um emprego temporário para eles de entrevistadores para um projeto de história da cidade. Acontece que Colin, obcecado pelas Katherines e desconsolado pelo término da última, resolve criar um Teorema que descreva o início e o término dos namoros, de forma a prever quanto tempo ele vai durar. O livro vai nessa direção com a interação desses personagens até o surpreendente, ou não tão surpreendente assim, final.
É um livro muito bom, embora tenha a simplicidade de um livro voltado para o público jovem. Diria que é um livro adulto-juvenil, e que tem um pouquinho de matemática e lógica como "pano de fundo". É rápido de ler, às vezes engraçado, mas principalmente divertido. Nota 8.0

segunda-feira, agosto 08, 2016

Fanny

Título: Fanny (Fanny - Being the true history of adventures of Fanny Hackabout-Jones)
Autor: Erica Jong
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 579 (583=590 comentários sobre o livro da autora, 591-592 O Autor e sua Obra)

Tradução: Ebréia de Castro Alves

Estive em Curitiba, e em um lugar que vendia livros usados comprei alguns, entre os quais Fanny. Quando comecei a ler, verifiquei que já tinha lido esse livro há muito tempo, mas como ele não estava no blog, resolvi ler novamente.
O livro conta a história de Fanny Hackabout-Jones, uma órfã adotada por Lord e Lady Bellars que moravam no interior da Inglaterra. Quando tinha 17 anos o padastro a seduziu e tirou-lhe a virgindade. Por essa razão, e também por desejar ser escritora, Fanny fugiu de casa para Londres. No caminho roubaram-lhe o cavalo Lustre, de quem ela tanto amava, e na diligência que ela toma para seguir viagem, é assaltada e sequestrada pelos assaltantes. Acontece que os assaltantes são "gente boa" e de certa forma a adotam. Quando estão chegando em Londres pelo Tamisa, Lancelot, o chefe do grupo é preso e Fanny foge do barco onde estavam. Ela, sem outros meios de vida acaba virando prostituta numa casa de luxo. Porém ela está grávida do padastro a quem reencontra sem que ele saiba quem é ela (por usar máscaras). Mais tarde ela dá a luz a uma menina que é sequestrada. Então ela vai a procura da menina pelos mares. O livro é bem mais do que esse resumo, e se passa no século XVIII. A autora foi aluna de uma professor especializado nessa época, e quis escrever um livro passado nesse século. O livro é uma espécie de biografia que ele escreve para Belinda, sua querida filha. 
Apesar de ser bem grande, é muito bom, e dá para ler sem se cansar. Os comentários da autora no final do livro, explica essa vontade de escrever uma história como se fosse escrita naquela época, com distorções naturais para que fosse melhor compreendido no nosso século. Apesar de não ser um documento histórico, é bem interessante "sentir" como era a vida na Inglaterra e nos mares dessa época. nota 7.5