segunda-feira, agosto 08, 2016

Fanny

Título: Fanny (Fanny - Being the true history of adventures of Fanny Hackabout-Jones)
Autor: Erica Jong
Editora: Círculo do Livro
Páginas: 579 (583=590 comentários sobre o livro da autora, 591-592 O Autor e sua Obra)

Tradução: Ebréia de Castro Alves

Estive em Curitiba, e em um lugar que vendia livros usados comprei alguns, entre os quais Fanny. Quando comecei a ler, verifiquei que já tinha lido esse livro há muito tempo, mas como ele não estava no blog, resolvi ler novamente.
O livro conta a história de Fanny Hackabout-Jones, uma órfã adotada por Lord e Lady Bellars que moravam no interior da Inglaterra. Quando tinha 17 anos o padastro a seduziu e tirou-lhe a virgindade. Por essa razão, e também por desejar ser escritora, Fanny fugiu de casa para Londres. No caminho roubaram-lhe o cavalo Lustre, de quem ela tanto amava, e na diligência que ela toma para seguir viagem, é assaltada e sequestrada pelos assaltantes. Acontece que os assaltantes são "gente boa" e de certa forma a adotam. Quando estão chegando em Londres pelo Tamisa, Lancelot, o chefe do grupo é preso e Fanny foge do barco onde estavam. Ela, sem outros meios de vida acaba virando prostituta numa casa de luxo. Porém ela está grávida do padastro a quem reencontra sem que ele saiba quem é ela (por usar máscaras). Mais tarde ela dá a luz a uma menina que é sequestrada. Então ela vai a procura da menina pelos mares. O livro é bem mais do que esse resumo, e se passa no século XVIII. A autora foi aluna de uma professor especializado nessa época, e quis escrever um livro passado nesse século. O livro é uma espécie de biografia que ele escreve para Belinda, sua querida filha. 
Apesar de ser bem grande, é muito bom, e dá para ler sem se cansar. Os comentários da autora no final do livro, explica essa vontade de escrever uma história como se fosse escrita naquela época, com distorções naturais para que fosse melhor compreendido no nosso século. Apesar de não ser um documento histórico, é bem interessante "sentir" como era a vida na Inglaterra e nos mares dessa época. nota 7.5