terça-feira, janeiro 18, 2022


Título: Senhora
Autor: José de Alencar
Editora: DCL
Páginas: 192
ISBN:9788536815299

José de Alencar conta aqui, em um dos seus mais importantes romances, a história de Aurélia, de origem pobre, que ficou órfã de pai bem criança, com a mãe e o irmão mais novo com dificuldades para viver. O irmão dela também morre e a mãe com medo que Aurélia fique sozinha no mundo quando também se for, insiste que a filha procure um marido. Ela, a princípio não se interessa por ninguém, mas um dia conhece Fernando Seixas, e os dois acabam se apaixonando e Fernando pede a mão dela em casamento. Entretanto Seixas era pobre e com dívidas, sabendo que não poderia dar uma vida que ele achava que Aurélia merecia, acaba por se comprometer com Adelaide que prometia um dote de 30 contos. Aurélia, que nunca sonhou com vida de luxo, se sente traída. Posteriormente a mãe dela também morre e a filha fica sendo tutelada por um tio uma parente chamada D. Firmina.
Ela, que estava bem desamparada pelo destino recebe uma herança milhonária do pai do seu pai. Então, linda como era, se torna uma rainha da sociedade fluminense da época. Acontece que ela quer Seixas, mas embora ainda apaixonada, seu objetivo é humilha-lo. É esse o tema do livro.
Dividido em 4 partes com vários capítulos cada, é um típico livro de novela, em quo o casal se apaixona, depois há uma ruptura, e só nas últimas páginas conheceremos o destino deles. É bom de ler para quem gosta do estilo. É mais um livro desse que se passa em um tempo muito antigo, onde o Rio de Janeiro era chamado de corte. É gostoso de ler, mas é só isso. Nota 6.5