terça-feira, agosto 16, 2016

O Teorema Katherine

Título: O Teorema Katherine (An abundance of Katherines)
Autor: John Green
Editora: Intrinseca
Páginas: 285, 287-288 Nota do Autor, 289-299 Apêndice, 301-302 Agradecimentos
ISBN: 9788580573152

Tradução: Renata Pettengill

Colin Singleton é um menino prodígio que mora em Chicago. Ele sempre foi muito inteligente, e desde criança que namora garotas, que por coincidência se chamavam Katherine. Os namoros duravam pouco e ele sempre levava o fora das garotas. A história inicia quando ele leva o fora da K-19 ou Katherine XIX. Ele fica desconsolado como ficamos quando estamos apaixonados e a garota deseja terminar o namoro. Então ele e o seu melhor amigo Hassan decidem fazer uma viagem ao sul para espairecer. Eles cruzam o estado de Kentuck e quando estão no estado de Tenessee avistam uma placa convidando a visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando, o homem que deu "origem" a Primeira Guerra Mundial. Lá, em um armazem local, eles conhecem Lindsey Lee Wells. Ela é filha de Hollis, dona de uma fábrica local de cordinhas para absorventes.
Eles ficam amigos e conhecem o namorado e os amigos de Lindsey. Hollis os convida para passar um tempo na casa delas e até dá um emprego temporário para eles de entrevistadores para um projeto de história da cidade. Acontece que Colin, obcecado pelas Katherines e desconsolado pelo término da última, resolve criar um Teorema que descreva o início e o término dos namoros, de forma a prever quanto tempo ele vai durar. O livro vai nessa direção com a interação desses personagens até o surpreendente, ou não tão surpreendente assim, final.
É um livro muito bom, embora tenha a simplicidade de um livro voltado para o público jovem. Diria que é um livro adulto-juvenil, e que tem um pouquinho de matemática e lógica como "pano de fundo". É rápido de ler, às vezes engraçado, mas principalmente divertido. Nota 8.0