quarta-feira, novembro 24, 2021

A Mão e a Luva


Título: A Mão e a Luva
Autor: Machado de Assis
Editora: DCL
Páginas: 88
ISBN: 9788536815343

O livro conta a história de Estevão que era apaixonado pela Guiomar, sua colega de escola. Mas eles só trocavam olhares. Estevão precisou ir para São Paulo e pediu a Guiomar o escrever, mas ela respondeu: "Esqueça-se disso". Ele ficou inconsolável e foi desabafar com o amigo Luís Alves.
Dois anos depois, já formado em direito, Estevão volta para o Rio e fica na chácara de Luís Alves. Então ele descobre  que Guiomar era vizinha de Luís, e o amor represado e esquecido voltou com toda força. Guiomar morava com a madrinha, a baronesa que a havia adotado após a morte dos pais da menina. Na chácara da baronesa morava também uma espécie de empregada da casa Mrs Oswald, uma inglesa que teve alguns problemas na vida e acabou ficando com a baronesa. Guiomar tinha um primo Jorge que também gostava muito dela. Muitas coisas acontecem até um desfecho surpreendente, mas claro, não vou contar aqui.
O livro me parece típico de Machado de Assis, que gosta de "conversar" com os leitores em alguns momentos. A história se passa no século 19, quando o Rio de Janeiro era outro em relação aos tempos atuais. Imagina que existiam chácaras em Botafogo!
É gostoso de ler, com capítulos curtos, sendo que o próprio livro é curto. Dá para ler em 2 ou 3 dias. Vale a pena. Nota 6.0