A Bolha das Marcas
Tradução: Ricardo Bastos Vieira
A "Bolha das Marca"s se refere ao valor das marcas que podem, assim como aconteceu com as empresas .COM, no final do século passado, simplesmente explodir. Não que isso vá acontecer, mas aparentemente, segundo o autor, a marcas tem um valor "nominal" superior ao que elas realmente valem. O intuito do livro é ensinar aos empresários e administradores, ou diretores de marketing como valorizar a marca da sua empresa. O livro é dividido em duas partes, (Introdução e Aplicação) onde na primeira parte é explicado como funciona o sentimento dos consumidores em relação as marcas, O que são marcas infladas, marcas "irresistíveis", e um capítulo sobre a "ConsumerLand", o atual estado da relação entre o consumidor e os produtos. É a constatação de que o consumidor, que hoje tem acesso a muito mais informações do que antigamente, principalmente por causa da Internet, tem muito mais poder do que antes. As empresas que não entenderem isso estão fadadas ao fracasso.
Na segunda parte há a pretensa explicação de como valorizar sua marca perante ao mercado, que o autor dividiu em cinco estágios. Em cada um deles há no final do capítulo, um estudo de caso. No final há uma conclusão sobre se a fama da marca dá ou não retorno aos acionistas.
É um livro interessante de ler, mas bem direcionado a empresários e diretores de marketing. Se você não tem uma empresa, ou uma função de valorizar uma determinada marca, a leitura pode não ser tão boa assim, já que não agregará muita informação interessante a sua vida. É sempre bom aprender algo novo, mas não recomendaria a leitura a quem não se interessa por assuntos de marketing. Nota 5.0
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