quinta-feira, outubro 29, 2020

Pearl Harbor


Título: Pearl Harbor (Pearl Harbor)
Autor: A.J. Barker
Editora: Renes (distribuição em bancas, Fernando Chinaglia)
Páginas: 153 (154-159 Apêndices A e B, 160 Bibliografia)

Tradução: Edmond Jorge

Esse livro faz parte de uma coleção chamada "História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial", que como o nome diz, conta a história da Segunda Guerra dividida entre os livros da coleção. Esse, fala sobre o ataque a base americana de Pearl Harbor, no Havaí. Um "subtítulo" 'Tora, Tora, Tora' que significa 'Tigre, Tigre Tigre' simboliza esse ataque. O planejamente havia sido iniciado há algum tempo, mas os japoneses preferiam uma saída diplomática. Entretanto, os Estados Unidos e a Inglaterra estavam "sufocando" o Japão em decorrência das invasões nipônicas na Indochina a outras localidades da Ásia. O planejamento foi meticuloso, com muito treinamento e muito sigilo. Nem todos no Japão eram a favor do ataque, mas entenderam que talvez não houvesse outro jeito. Quando o Japão concluiu que não haveria saída diplomática, ele simplesmente fez o ataque de surpresa, que deu mais certo do que eles imaginavam. Mas claro, isso fez os países entrarem em guerra, e como se sabe, no final o Japão se rendeu.
Quando peguei o livro, confesso que não esperava muito dele, mas me surpreendi. É muito bom, contado com detalhes como tudo aconteceu, sem no entanto ser chato.
A impressão do livro incomodou um pouco por haver pouco espaço de margem entre o texto e o final da folha, mas isso é mais psicológico. Há muitas fotos, todas em p&b, mas que ajudam a contextualizar melhor a história. É realmente bem interessante saber como tudo aconteceu, e depois de ler o livro ficamos com uma ideia um pouco diferente do que um leigo no assunto podia ter antes de saber como tudo aconteceu. Apesar de ser um assunto espercífico, que é a Segunda Guerra Mundial, é uma história muito interessante sobre um acontecimento que se tornou mundial mesmo em uma época sem Internet. realmente vale a pena ler. Nota 8.0