quarta-feira, setembro 30, 2020

A Inquilina de Rosto Coberto / O Pé do Diabo


Título (1): A Inquilina de Rosto Coberto (The case-book of Sherlock Holmes)
Título (2): O Pé do Diabo (His Last Bow)
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Páginas (1): 144
Páginas (2): 132

Tradução (1): Agenor Soares de Moura
Tradução (2): Álvaro Pinto de Aguiar

Lí esses dois livrinhos no final desse mes. Depois, consultando o blog, verifiquei que já havia lido o primeiro com um post sobre ele em 29 de abril de 2012. Mais uma vez relí um livro que não lembrava ter lido. Isso já aconteceu antes. Coloquei os dois livros no mesmo post porque é como se fossem os mesmos. São uma coletânea de contos curtos que servem de bom passatempo. O contos do primeiro são:
-A Inquilina de Rosto Coberto
-A Ponte de Thor
-O Homem que Andava de Rastos
-A Juba do Leão
-O Velhor Solar de Shoscombe
-Mr. Josias Amberley

Caso queira saber mais sobre esse livro consulte esse blog na data acima.

O segundo, que segue a mesma linha e tem os seguintes contos:
-O Pé do Diabo
-O Detetive Agonizante
-O Desaparecimento de Lady Frances Carfax
-Seu Último Adeus

Mesmo já tendo lido o livro anterior há muito tempo, ainda assim, lí o segundo mais rapidamente, e não foi só por ter menos páginas, foi talvez por já estar "treinado" para ler esse tipo de livrinho com o anterior.
São livros fáceis e simples de ler, mas são mesmo para os fans do personagem principal. Não há nenhuma história excepcional, e é curioso ver as palavras e as frases usadas. É uma mistura de passado com talvez a forma do cidadão inglês de falar. Sei que são traduções, mas ainda assim dá para entender a educação e a estilística (se é que é assim que se diz) das pessoas daquela cultura. O título de cada livro é apenas o título do primeiro conto de cada um deles.Nota 6.0