Viral Loop
Título: Viral Loop (Viral Loop)
Autor: Adam Penenbreg
Editora: Elsevier (Campus)
Páginas: 217 (218-228 Notas)
ISBN: 9781401323493
Tradução: Edson Furmankiewicz
O livro fala sobre crescimento viral na Internet. Na verdade crescimento viral no mundo, como o caso da Tupperware, que nada tinha a ver com computadores, mas crescia porque cada "apresentação", que era uma espécie de festa, criava novos "vendedores". É bem interessante porque conta a história de várias marcas, ou sites, que conhecemos no mundo todo como Hotmail, Ebay, PayPal, Flickr, Youtube, MySpace, Facebook, etc. É realmente bem escrito e detalhado. É bom ver como essas marcas nasceram e cresceram, e outras que ficaram pelo caminho por não terem alcançado o nível de viralidade.
É realmente bom de ler, mas sim, para quem gosta e está familiartizado com a Internet, que hoje é quase todo mundo. É curioso ver como os criadores dessas marcas (sites) muitas vezes não estavam esperando o crescimento a qual chegaram. Era só uma ideia no início, mas a cada dia mais pessoas se inscreviam nos seus sites e isso se multiplicava de uma forma que era quase incontrolável. Aparentemente a maioria desses desenvolvedores usavam computadores próprios para hospedar suas plataformas, de forma que quando o tráfego começava a crescer exponencialmente, eles precisavam comprar mais servidores para dar conta dos novos usuários. Muitas delas foram vendidas para grupos maiores, e esses ou davam continuidade, ou simplesmente desistiam do projeto, algumas vezes só para terminar a concorrência com sites próprios.
Embora seja um livro recomendado principalmente para desenvolvedores de plataformas na Internet, não é tecnico, e sim "histórico". É bom de ler, e é realmente curioso ver como essas "marcas" tão conhecidas começaram. Nota 8,5
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home