segunda-feira, julho 13, 2020

10 mandamentos para fracassar nos negócios

Título: 10 mandamentos para fracassar nos negócios (The Ten Commandments for Business Failure)
Autor: Donald R. Keough
Editora: Sextante
Páginas: 158 (159 Agradecimentos)
ISBN: 9788575425367

Tradução: Regina Lyra

Donald Keough, que foi presidente da Coca-Cola, conta nesse livrinho maravilhoso, que uma vez o convidaram para dar uma palestra sobre como alcançar o sucesso nos negócios. Ele disse que não conhecia nenhuma fórmula mágica para isso, mas por outro lado, ele sabia "o que fazer" para fracassar. E então ele dá a "fórmula" em forma de mandamentos, explicando, obviamente, o porque de cada uma delas. Eis os mandamentos: 1-Pare de correr riscos, 2-Seja inflexível, 3-Isole-se, 4-Acredite que é infalível, 5-Jogue próximo a linha do pênalty, 6-Não pare para pensar, 7-Confie cegamente nos especialistas e nos consultores externos, 8-Ame a burocracia, 9-Envie mensagens confusas, 10-Tenha medo do futuro. E como "bonus", ele dá um 11º mandamento: Perca a paixão pelo trabalho - pela vida.
No início do "post" eu escrevi "livrinho", porque ele realmente é pequeno, com apenas 158 páginas, mas é muito bom de ler. Claro que muitas dessas "lições" podem parecer óbvias, mas não são, e acredite, muita gente erra seguindo um ou mais desses "mandamentos". Embora não seja um livro de humor, dá para rir em muitas partes pela narração de casos reais, como o da diretoria da Chrysler, que depois da morte de Walter P. Chrysler, o fundador da empresa, ficaram inseguros sobre certas decisões, e organizaram sessões espíritas para tentar contatar Chrysler e descobrir o que ele faria na situação em que estavam.
Como ex-presidente da Coca-Cola, muitos dos exemplos do autor vem de experiências vividas por ele na empresa, mas claro o livro é voltado para todo tipo de negócio.
Achei realmente muito bom de ler. gostoso, leve, e nem por isso deixa de ser profundo. A questão é que os "ensinamentos" não são só para empresários, mas sim, para qualquer pessoa na sua vida pessoal. Todo mundo devia ler esse livro. Além de divertido, é educativo. Nota 8.5