sexta-feira, junho 26, 2020

Redes Sociais

Título: Redes Sociais (Driving Results Through Social Networks)
Autor: Rob Cross e Robert J. Thomas
Editora: Gente
Páginas: 232
ISBN: 9788573125672

Tradução: Carlos Szlak

Esse livro trata de redes sociais internas corporativas. Ao contrário do que possa parecer pelo título, não tem nada a ver com Facebook, Orkut, etc. Pelo menos para mim é o que parecia. A questão aqui é o uso e a funcionalidade da ONA (Organization Network Analysis) ou Análise de Redes Organizacionais. O livro explica o que é e como usar, e as vantagens do seu uso. Em geral as empresas ganham em produtividade e economizam recursos. É uma análise da "vida" da empresa e as relações entre os empregados. Obviamente normalmente é implementada usando computadores, e claro, depois de ver as relações entre os usuário, é preciso fazer uma análise para ajustar procedimentos, posições e outros detalhes com o intuito de melhorar o desempenho empresarial.
Achei um assunto um tanto quanto complicado, e confesso que não entendi bem o seu funcionamento
O livro usa alguns exemplos reais de empresas e demonstra a utilidade da ONA.
É realmente indicado para CEOs, gerentes e administradores de grandes empresas, mas não vejo utilidade para pessoas leigas e que não estão envolvidas com o controle de uma empresa. Eu particularmente não achei muito agradável de ler, mas reconheço que tem valor para os interessados. Nota 4.0