terça-feira, junho 16, 2020

Seis Graus

Título: Seis Graus (Six Degree)
Autor: Mark Lynas
Editora: Zahar
Páginas: 260 (Notas, agradecimentos e índice remissivo 261-303)
ISBN: 9788537801055

Tradução: Roberto Franco Valente
Revisão Técnica: Mariana Viveiros (Mestre em ciência ambiental pela USP)

O livro fala sobre o aquecimento global. O título "Seis Graus" se refere ao que poderá acontecer com a Terra se o clima médio do planeta subir seis graus em relação ao que é hoje. O livro é dividido em sete capítulos, sendo que os primeiros seis são contando com detalhes o que pode acontecer com o planeta quando cada grau subir, e. o sétimo são as opções que nós, moradores desse planeta, temos para evitar tal catástrofe. 
Embore concorde com a gravidade do tema, achei um pouco exagerado o pessimismo do Mark. Mas ele é bem embasado em teorias de cientistas que estudam isso há muitos anos. Quer dizer, será que estamos tão perdidos assim? Não sei. Em cada grau que sobe, parece que o planeta se afunda em fome, e sérios problemas ambientais e econômicos.
Achei o livro um pouco detalhado demais, não é uma leitura fácil, e até pelo pessimismo (ou seria realismo), do autor, não é tão bom assim de ler. Mas é um alerta importante para que os governantes que estão no poder, sobretudo dos países mais desenvolvido, entendam que evitar a catástrofe dos seis graus é muito importante. No final tem aquelas notas chatas que na verdade eu nem lí. É um livro bom para quem se interessa pelo tema. Achei um pouco maçante, mas não tem como criticar. Infelizmente acho que ele está certo, e temos sombrios horizontes pela frente. Nota 5.0