quinta-feira, julho 09, 2020

Milionário-minuto

Titulo: Milionário-minuto (Cash in a Flash)
Autor: Mark Hansen e Robert Allen
Editora: Elsevier
Páginas: 288
ISBN: 9788535226218

Tradução: Eliana Bussinger

O livro "Milionário-Minuto", que tem como subtítulo "Como multiplicar seu patrimônio em 90 dias", pretende ensinar como ganhar dinheiro. Você não precisa ter muito para começar. Basta fazer a coisa certa, mas é importante acreditar nos seus sonho e ideais. Pode parecer meio clichê, mas acho que funciona. Os autores apelam muito para a emoção e a empolgação de você acreditar que vai dar certo, porque realmente pode dar. Grande parte do livro é incentivando a você a não se deixar levar pelo seu lado pessimista. É preciso ter fé e paixão pelo que pretende fazer. 
É um livro diferente por que nas páginas pares, ele descreve métodos de deixar o seu lado "Resmungão" falar mais baixo e acreditar no seu "Vencedor interior", e nas páginas ímpares há uma história ficcional que conta a vida de Michelle, uma jovem viúva que vive em Idyllwild, no Colorado, que tem uma livraria, a Heartlight, e uma empregada, que é sua amiga chamada Lisa. Michelle resolve criar um grupo que chamou de Mastermind, e convida Francie, uma socialite esnobe com problemas financeiros, Lei Kim, uma dona de restaurante que também enfrentava problemas financeiros, Kanisha, uma jovem afro-descendente que veio parar na livraria quase ao acaso, e a Lisa para participarem do grupo. A ideia era simples: 'ganhar dinheiro'. Há discussões e discórdias entre algumas participantes, e claro, esse lado se desenrola com pitadas de emoção, inclusive uma relação amorosa entre Michelle e o prefeito da cidade.
É bem interessante de ler, e a leitura é gostosa. Eu particularmente nem sempre concordei com todas as teorias dos autores, mas é muito bom, e sinceramente, me surpreendeu. Achei que não tiraria nenhuma ideia nova do livro e me enganei, ele propõe muita coisa interessante, e realmente dá algumas boas receitas de como ganhar dinheiro. Curiosamente eles citam Muhammad Yunus, do livro "Banqueiro dos Pobres", descrito aqui nesse blog, como um bom exemplo. Não de ganhar dinheiro, mas de mudar o mundo.
Gostei muito do livro, e acho que se você seguir o máximo possível os conselhos e exemplos descritos, você realmente vai ganhar dinheiro. Nota 8.5