História da Ilha do Governador
Título: História da Ilha do Governador
Autor: Cybelle de Ipanema
Editora: Mauad
Páginas: 190, 191-199 Ref. bibliográficas, 201-223 Ilustrações
ISBN: 9788574785172
O título da obra descreve o que ela é. A história da Ilha do Governador, localizada na baía da Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. A autora começa realmente no início, perto da descoberta do Brasil. Quando os portugueses entraram na baía da Guanabara, certamente visitaram sua maior ilha, que tinha outros nomes na época. O nome atual "Governador" se deve ao fato de a ilha ter sido dada a Salvador Correa de Sá, sobrinho de Mem de Sá, que se tornou governador do Rio de Janeiro. Além da história, o livro também descreve aspectos da Ilha, como seu relevo, sua população, o transporte e a produção que foi muito importante no início da colonização brasileira. Cybelle destaca que a história da Ilha, está firmemente ligada a história do Brasil, já que ela pertencia ao Rio de janeiro, que foi capital por muitos anos desse país.
Ela enfatiza mais o período até o início do século XX, onde os dados eram escassos, e muitas vezes duvidoso. Em muitos trechos do livro ela faz pergutas do tipo "será que isso aconteceu mesmo?", pois a informação arquivada nem sempre é precisa, e às vezes contraditória quando escrita por dois autores diferentes.
Quando chega no século XX, ela explica que os dados começam a ser abundantes e para quem se interessar pelo período mais recente, fica mais fácil encontrar referências.
Nesse período ela descreve os fatos de forma mais simples, muitas vezes inventariando as coisas, como bairros, comércio, transporte e por aí vai.
É um livro interessante para quem quer conhecer a história dessa importante ilha, mas a leitura é semelhante a como seria uma tese de mestrado, ou seja, mais técnica do que literária. Como eu moro na Ilha do Governador, achei importante ler o livro, que na verdade está em sua segunda edição "revista e ampliada". Eu já havia lido a primeira edição, então foi mais como reler um livro, com alguns dados a mais. A parte final do texto, ela fala sobre a criação do "Dia da Iklha do Governador", 5 de setembro. Nota 6.0
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home