quarta-feira, março 25, 2020

Alfa e Ômega

Título: Alfa e Ômega (Alpha and Omega)
Autor: Charles Selfie
Editora: Rocco
Páginas: 228, 229-246 Apêndices A,B,C e D, 247-267 Glossário, 269-278 Bibliografia, 279 Agradecimentos
ISBN: 9788532520790

Tradução: Talita M. Rodrigues

O livro trata da pesquisa de cientistas para desvendar a origem e o fim do universo. Hoje em dia, quase todo mundo acredita na teoria do Big bang, e Charles Selfie explica os momentos imediatamente posteriores a ele, passando pela "recombinação" que se deu 400 mil anos após o Big bang, e outros eventos, até a época atual. Após isso, ele mostra as diversas opções que existem de como será o fim do universo. Será que se expandirá para sempre? Ou vai se contrair e criar um Big crunch? Além de contar a "história" do passado, e do futuro do universo, a autor explica também a história dessas teorias e de seus autores, os cientistas.
O livro também escreve muito sobre os elementos como barions, leptons, mesons, quarks, neutrinos e outros membros do que ele chama de zoológico das partículas. Fala também sobre multiversos e algumas torias bens estranhas, mas cientificamente bem abalizadas, ou mais ou menos.
É um livro interessante de ler, mas apenas para quem gosta e entende um pouco sobre o assunto. Apesar do autor não fazer uso de fórmulas matemática, no intuito de fazer o livro mais compreensível para os leigos, ainda assim em muitos momentos ele fica bem complexo. Entender  fissão nuclear e outro fenômenos quânticos é bem complicado para a maioria das pessoas. isso de certa forma dificulta um pouco a leitura. É preciso ser um profissional, ou pelo menos um entusiasta de astronomia ou física (ou astrofísica) para valorizar bem o livro. Ainda assim é bom para quem é "iniciado". Nota 5.0