segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Cenário de Caos

Título: Cenário de Caos (The Chaos Scenario)
Autor: Bob Garfield
Editora: Cultrix
Páginas: 304
ISBN: 9788531611841

Tradução: Marcelo Brandão Cipolla / Lorena Leandro

Bob Garfield é jornalista e nesse livro ele aborda a mudança, digamos assim, de poder, que a Internet proporcionou. Hoje em dia, qualquer pessoa que tenha um computador com acesso a grande rede, pode, literalmente, mudar o mundo. Pode parecer exagero, mas isso realmente é possível. Essa "democratização" tem aspectos bons, mas também é muito perigosa, pois há muito gente no mundo com péssimas intenções. A Internet é tão usada para o bem, como  para o mal. Instituições que tem objetivos nobres, como erradicar a pobreza, ou acabar com doenças, a usam, mas terroristas e grupos criminosos também acessam a rede para seus fins nada bons. Cada vez mais políticos estão presentes na Internet, e como é típico da classe, nem sempre para falar verdades.
Um outro assunto importante no livro é a publicidade. As propagandas estão se transformando, pois a maioria das pessoas não gosta de assisti-las, pelo menos no jeito tradicional em que ela se apresentava no século passado. Quase ninguém que assiste vídeos no Youtube tem paciência para ver inteiramente as propagandas, e às vezes até desiste de ver os vídeos se uma propaganda "obrigatória" durar muito tempo.
São esses assuntos ligados a mídia do século XXI que Garfield discute nesse livro.
É bom de ler, e muitas vezes divertido. Faz o leitor repensar um pouco, em como o mundo da informação mudou desde que a Internet se propagou.
É um livro importante para quem estuda ou tem interesse em comunicação, jornalismo, propaganda e a forma como a informação é disseminada no mundo afora. A mudança é inevitável, e já está ocorrendo há algum tempo. Nota 7.5