sexta-feira, novembro 29, 2019

Receitas para ficar doente

Título: Receitas para ficar doente
Autor: Dr. Márcio Bontempo
Editora: Hemus
Páginas: 164


O Dr. Márcio acredita que vivemos em uma sociedade em que tudo se faz para fazer as pessoas doentes, e permanece-las assim. Os médico mais prejudicam do que ajudam. Os remédios fazem mais mal do que curam. Segundo ele, a alimentação da população é péssima, os hábitos horríveis, e os costumes pior ainda. Enfim, tudo contribui para que a saúde das pessoas se deteriorem cada vez mais. Ele é naturalista e evidentemente a favor das terapias alternativas. Acha que chás, ervas e boa alimentação, além de uma vida saudável com prática de esportes e sem stress é muito mais eficiente do que qualquer tratamento médico convencional. Acho até que ele tem razão, mas também acho que nesse livro ele exagera um pouco nesse sentido, afinal precisamos da médicos eventualmente.
O livro, como diz o título, são "conselhos" para ficar e permanecer doente. É claro que é uma ironia, e para quem for adepto das suas ideias, o certo é fazer tudo ao contrário do que ele diz. Ele tem muito conhecimento de medicina e explica como as coisas funcionam para o "mal", e o porque disso.
O livro é fácil de ler, e levemente divertido, mas em alguns momentos há longas listas de remédios e doenças que cansam um pouco a leitura. Mas ainda assim é instrutivo e rápido de ler. Nota 7.0