quinta-feira, dezembro 13, 2018

Celebutantes

Título: Celebutantes (Celebutantes)
Autor: Amanda Goldberg e Ruthanna Khalighi Hopper
Editora: Rocco
Páginas: 373 (374-375 Agradecimentos)
ISBN: 9788532523013

Tradução: Pinheiro de Lemos

Lola Santini é uma garota de Hollywood que vive se apaixonando por atores. O pai dela está para concorrer a um Oscar de melhor diretor e a história se situa na semana anterior à premiação. Ela se separou recentemente de SMITH, um ator que a abandonou depois dela participar de um filme do pai dela em que foi muito criticada. Ela entende que não é boa atriz e tem um amigo, Julian, que é costureiro e seu melhor amigo gay. Ele mora em Nova York e tem pavor de avião. Então pede a ela para ser sua "embaixadora" em Hollywood e tentar usar sua influência para que alguma atriz famosa vá à festa do Oscar usando um vestido dele. Isso consome muito de Lola, e quase tudo dá errado para ela, inclusive suas tentativas de não se envolver com atores.
O livro é dividido em capítulos, no qual, em geral são intitulados com os dias da semana que antecede ao Oscar. Domingo, Segunda, etc.
É um livro interessante de ler que pretensamente mostra como é a vida de celebridades em Hollywood. Lola não é propriamente uma celebridade, mas conhece muitas, inclusive seu pai. As autoras abusam da citação de marcas e de nomes de atores e atrizes famosos. A verdade é que a maioria eu não conheço, e fica difícil saber se são personagens fictícios ou pessoas de verdade. Acaba gerando um pouco de confusão, mas se você abstrair isso, o livro é bem divertido de ler, ao estilo Marian Keyes, mas menos engraçado. A vida em Hollywood pode ser bem dura. E o estereótipo das celebridades, embora certamente exagerado, mostra suas excentricidades e um comportamento muito egoísta de alguns deles. Nota 6.0