O Rei da Vodca
Título: O Rei da Vodca (The King of Vodka)
Autor: Linda Himelstein
Editora: Zahar
Páginas: 319 (321-340 Notas, 341-343 Bibliografia selecionada, 344-345 Agradecimentos, 346-353 Índice remissivo)
ISBN:9788537803189
Autor: Linda Himelstein
Editora: Zahar
Páginas: 319 (321-340 Notas, 341-343 Bibliografia selecionada, 344-345 Agradecimentos, 346-353 Índice remissivo)
ISBN:9788537803189
Tradução: Ana Beatriz Duarte
"O Rei da Vodca" conta a história de Piotr Arsênievich Smirnov e sua família. Ele foi um servo da Rússia czarista, que no século XIX, percebeu uma possibilidade de ganhar dinheiro fabricando vodca, uma bebida que os russos consumiam muito. Ele acabou por criar uma indústria milionária, que foi praticamente extinta com o monopólio estatal de 1901 e depois com a revolução bolchevique. Seus herdeiros esbanjaram muito dinheiro e quando o pai morreu, tentaram manter a empresa funcionando, todavia se desentenderam e acabaram por se separar, mas houve um que foi para Paris e conseguiu manter viva a chama da companhia que o pai construiu. O livro tem, obviamente, como pano de fundo a história da Rússia do século XIX ao século XX, mostrando toda a mudança de costumes que caracterizaram o país nessa época.
É quase um livro didático de história, e ajuda muito a compreender o que fez a Rússia se transformar na União Soviética e as marcas profundas que essa mudança causou ao povo daquele país.
É realmente muito instrutivo e o achei imparcial politicamente.
É dividido em duas partes e um epílogo, com sumário e as notas chatas que ficam no final do livro, mas isso é contornável, pois são praticamente só referências de onde a informação foi obtida. Não há necessidade de ler.
Embora o livro seja sobre a história de uma das maiores indústrias de bebida do mundo, também fala sobre o mal que o alcoolismo provoca na sociedade, inclusive essa preocupação sempre esteve presente nos diversos governos russos, que não foi mais combatido por causa do lucro que a venda da bebida retornava ao estado. Inclusive, a perestroika (reestruturação) que Gorbachev introduziu na União Soviética nos anos 80 do século XX, tinha como alvo inicial, não a economia, mas sim o alcoolismo. É um livro bom de ler, com uma pesquisa minuciosa sobre todos os fatos narrados, inclusive com a preocupação da autora de dizer sempre quando uma coisa era confirmada ou era apenas uma suposição. Obviamente é narrado a época em que a marca acaba por ter seu nome mudado para Smirnoff.
Para quem gosta de história, da Rússia, ou de vodca, vale a pena ler. Nota 7.0
É quase um livro didático de história, e ajuda muito a compreender o que fez a Rússia se transformar na União Soviética e as marcas profundas que essa mudança causou ao povo daquele país.
É realmente muito instrutivo e o achei imparcial politicamente.
É dividido em duas partes e um epílogo, com sumário e as notas chatas que ficam no final do livro, mas isso é contornável, pois são praticamente só referências de onde a informação foi obtida. Não há necessidade de ler.
Embora o livro seja sobre a história de uma das maiores indústrias de bebida do mundo, também fala sobre o mal que o alcoolismo provoca na sociedade, inclusive essa preocupação sempre esteve presente nos diversos governos russos, que não foi mais combatido por causa do lucro que a venda da bebida retornava ao estado. Inclusive, a perestroika (reestruturação) que Gorbachev introduziu na União Soviética nos anos 80 do século XX, tinha como alvo inicial, não a economia, mas sim o alcoolismo. É um livro bom de ler, com uma pesquisa minuciosa sobre todos os fatos narrados, inclusive com a preocupação da autora de dizer sempre quando uma coisa era confirmada ou era apenas uma suposição. Obviamente é narrado a época em que a marca acaba por ter seu nome mudado para Smirnoff.
Para quem gosta de história, da Rússia, ou de vodca, vale a pena ler. Nota 7.0
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