sábado, outubro 13, 2018

A Sorte Segue a Coragem

Título: A Sorte Segue a Coragem
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Planeta
Páginas 189
ISBN: 9788542212341

O livro de Mario Sergio Cortella é um livro de auto-ajuda em que ele explica muitas coisas da vida. A sorte segue a coragem de fazer as coisas certas. Basicamente o leitor deve entender que sorte não é uma coisa que aparece do nada. É preciso, de certa forma, cultivá-la. É claro que a loteria esportiva, ou loteca, pode ser sorteada para qualquer um que jogar, mas quem estuda os times e os campeonatos e planifica o modo como vai apostar, vai melhorar e muito a sua "sorte". Essa é uma metáfora que o autor não usa no livro, mas acho que exemplifica bem o que ele quer passar. Nesse caso, a "coragem" de estudar, ler e saber sobre a situação dos clubes seguirá a sorte de ganhar. Talvez o título ficasse melhor se fosse, "A sorte é seguida pela coragem".
Ele diferencia audácia de aventura ou impulsividade. São coisas diferentes. Você deve ter coragem, mas tem que se preparar para isso, senão a probabilidade de ser mal sucedido será maior. É claro que no livro encontramos muitos bons conselhos vindo da experiência do autor, mas basicamente, pelo menos baseado no título, a mensagem é essa de se preparar para ousar.
É um livro fácil e rápido de ser lido. Os capítulos são curtos e a fluência é boa. Os conselhos são bons, mas claro, não é uma receita precisa para que sua vida mude da água para o vinho. É preciso absorver as ideias e colocá-las em prática, e isso é mais difícil do que parece. Mas independente do "bem" que o livro possa proporcionar, é bom de ler. Nota 7.0