terça-feira, outubro 09, 2018

Os Dentes do Diabo

Título: Os Dentes do Diabo: Uma história de obsessão e sobrevivência entre os grandes tubarões-brancos (The Devil's Teeth: a true story of obsession and survival among America's great white sharks)
Autor: Susan Casey
Editora: Zahar
Páginas: 305 (307-310 Bibliografia selecionada, 311-314 Nota da autora)
ISBN: 9788537807248

Tradução: Diego Alfaro

Susan Casey, autora de "A Onda" e "Mavericks A onda sinistra" embarca, literalmente, em uma pesquisa sobre tubarões brancos. O livro é praticamente todo um histórico das Ilhas Farallon, a 43 km da Golden Gate em San Francisco, California. É que lá há ocorrência de tubarões brancos, e na "temporada" dos tubarões, muitos ataques a focas, leões-marinhos e elefantes-marinhos. Peter e Scot, entre outros, estudam o comportamento desses peixes, e Susan vai lá participar para aprender. Ela fica fascinada pelos tubarões e pela Ilha. Acontece que o local é uma reserva ambiental severamente controlada pelo governo americano, e as licenças de visitas são difíceis de conseguir. O foco da pesquisa nas ilhas não são os tubarões, e sim os pássaros, e o Serviço de Peixes e Animais Selvagens dos Estados Unidos não apoiavam com muito entusiasmo a pesquisa dos tubarões, de forma que Susan arruma um barco, o Just Imagine que passa a ser teoricamente o Centro do Projeto Tubarões. Como o barco não ficava na Ilha, ela podia ficar o tempo que quisesse por ali, desde que não pisasse na Ilha, coisa que obviamente ela acaba fazendo. O livro basicamente conta essa história até a época em ela vai para o barco e a sua volta ao continente.
O texto, assim como os outros livros da autora, que eu li, é muito bom e gostoso de ler. Susan tem um senso de humor na escrita que achei muito engraçado, como quando ela está falando sobre filhotes de pássaros na pg 128 "Em agosto, muitos filhotes já haviam se emplumado; os que ainda não o tinham feito já estavam pensando no assunto"; ou sobre venenos na pg 139 "Dado que envenenar pessoas era um passatempo bastante popular na época"; e mais, quando fala sobre a inteligência dos tubarões na pg 144 " Tudo bem, os tubarões não ficam resolvendo equações quadráticas ali na água...". Em meio a experiência dela, Susan vai contando a história de alguns pesquisadores que ficaram amigos dela, e do próprio arquipélago.
O título nos faz imaginar que seja um livro sobre tubarões, e até é, mas o principal é mesmo sobre as ilhas Farallon, e vale a pena ler. Nota 7.5