quinta-feira, novembro 01, 2018

Infiltrado


Título: Infiltrado: a história real de um agente do FBI à caça de obras de arte roubadas (Priceless (How I Went Undercover to Rescue the World´s Stolen Treasures)
Autor: Robert K. Wittman com John Shiffman
Editora: Zahar
Páginas: 313 (315 Nota do autor, 317-319 Agradecimentos)
ISBN: 9788537806913

Tradução: Alexandre Martins

O livro conta a história de Robert Kittman (Bob), um agente do FBI que fundou a "Equipe de Crimes contra a Arte" do departamento. Ele conta alguns casos que resolveu recuperando obras de artes e antiguidades e as devolvendo para o museu. Nesse tipo de crime o objetivo principal é sempre a recuperação dos objetos, antes mesmo da prisão dos responsáveis. Segundo o autor, o FBI valorizava mais a investigação de outros tipos de crime como assaltos a banco, assassinatos, e terrorismo. Entretanto ele argumenta que o roubo a obras de artes é um crime gravíssimo que usurpa a cultura e a história de um povo. Ele conta casos nacionais e internacionais, inclusive um no Rio de Janeiro.
O livro é dividido em quatro partes: "Alla Prima", "Histórico", "Corpo da Obra" e "Operação Obra-Prima", e cada parte tem seus subcapítulos.
O texto é muito bem escrito, e a leitura muito agradável. O leitor aprende um pouco sobre artes e entende como é importante o resgate desses objetos para a história de um país. O livro adquire às vezes a característica de um romance policial, com suspense e reviravoltas dignas de ficção, apesar de ser baseado em fatos reais. Realmente o autor foi muito bem na prosa, e um assunto - arte - que não está entre os meus favoritos, se tornou bem interessante para mim. É inacreditável o valor que alguns quadros de grands pintores chega a custar. Além da história dos roubos, compreendemos como burocracia e  vaidades podem comprometer um caso policial. Nota 7.5