terça-feira, janeiro 12, 2016

Cheio de Charme

Título: Cheio de Charme (This Charming Man)
Autor: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 784
ISBN: 9788528614671
Tradução: Maria Clara Mattos
 
Finalmente me tornei sócio da Biblioteca Municipal da Ilha do Governador, e o primeiro livro que li emprestado de lá foi "Cheio de Charme" de Marian Keyes. Eu peguei o livro no início de dezembro e demorei praticamente um mês para ler. Não que tenha sido pelas 784 páginas, mas sim por que nessa época do ano houve muitas interrupções. Mas assim que começou 2016 eu acelerei a leitura e terminei bem rápido.
O livro conta a história de Lola, uma estilista de moda; Grace, uma jornalista irmã gêmea de Marnie, e Alicia. Todas elas foram e são apaixonadas por um político chamado Paddy de Courcy, o personagem que dá título ao livro. Lola descobre que Paddy vai se casar com Alicia e fica desesperada. Ela não consegue fazer mais nada na vida de tão perturbada que está, e acaba passando um tempo em Knockavoy, que fica a algumas horas de Dublin. Grace conheceu Paddy em uma lanchonete onde no passado eles trabalharam juntos. Foi ali também que Marnie, irmã de Grace conheceu Paddy e começaram a namorar. Grace na verdade nunca foi mesmo namorada de Paddy, embora gostasse dele. Posteriormente Paddy se separa de Marnie e Alicia, que foi amiga de Grace e Marnie vai "consolar" Paddy e acaba namorando ele. Mais tarde, no livro, vamos descobrindo o verdadeiro caráter de Paddy de Courcy. Lola faz algumas amizades em Knockavoy e Grace se preocupa muito com o alcoolismo da irmã, que mora em Londres, é casada com Nick e tem duas filhas. Marnie, por causa do álcool, acaba no fundo do poço.
Assim como todos os livros que li de Marian Keyes, gostei muito desse. Eu gosto do estilo dela de escrever. É interessante que certas passagens, digamos assim, um pouco estranhas no início, vai sendo maravilhosamente explicado no decorrer do livro. É diferente também por que cada capítulo é intitulado com o nome da personagem focada, e os editores usam uma fonte de letras diferente para cada uma delas. É verdade que eu demorei um pouco a começar a gostar de verdade do livro. Acho realmente que 784 páginas é muita coisa, mas valeu a pena ler. É muito bom. Nota 8.75