segunda-feira, outubro 19, 2015

10 mandamentos para fracassar nos negócios

Título: 10 mandamentos para fracassar nos negócios (The Ten Commandments for Business Failure)
Autor: Donald R. Keough
Editora: Sextante
Páginas 158 (159 é de agradecimentos)
ISBN: 9788575425367

Tradução: Regina Lyra

Donald R. Keough é ex-presidente da Coca-Cola e dá palestras sobre negócios. Ele concluiu que não é tão simples chegar ao sucesso, mas por outro lado, é bem mais fácil fracassar. E aqui ele dá os dez passos pelos quais você pode chegar lá... ao fracasso.
São eles:
Pare de correr riscos; Seja Inflexível; Isole-se; Acredite que é infalível; Jogue próximo a linha do pênalti; Não pare para pensar; Confie cegamente nos especialistas e nos consultores externos; Ame a burocracia; Envie mensagens confusas; Tenha medo do futuro; e um décimo-primeiro, um conselho extra: Perca a paixão pelo trabalho - pela vida.
É claro que o objetivo é justamente que os leitores não cometam os erros indicados nesses dez passos. Ou melhor, faça exatamente o contrário para ter mais chance de atingir o sucesso.
Cada mandamento é um capítulo, e há alguns sub-capítulos entre eles. Há também dizeres de algumas pessoas no início ou mesmo no meio dos capítulos.
O livro é supostamente divertido, mas não achei assim tão engraçado, mas é bom de ler, tanto que li em menos de 24 horas. A maioria dos conselhos são já conhecidos. O que autor faz é explicar por que eles funcionam (para o mal) e como evitá-los. É importante ressaltar que nem sempre entendemos que estamos cometendo esses erros. É uma coisa para refletir. E claro, sempre podemos mudar. Nota 7,5