terça-feira, outubro 06, 2015

Era Uma Vez um Segredo

Título: Era Uma Vez um Segredo (Once Upon a Secret)
Autor: Mimi Alford
Editora: Fontanar
Páginas: 217 (219 e 220 de agradecimentos)
ISBN: 9788539004461

Tradução: Cristina Paixão Lopes

Mimi Alford, que em em 1962 tinha 19 anos e se chamava Marion Beardsley, (Mimi é apelido que ela sempre usou) foi trabalhar como estagiária na Casa Branca, e três dias depois virou amante de John F. Kennedy. Seu caso com o presidente durou até a morte dele em Dallas em 20 de novembro de 1964. Em verdade, nos meses finais de convivência, eles já não dormiam mais juntos, mas a afinidade e amizade continuou. Mimi acreditou que levaria esse segredo para o túmulo, só tendo contado para pouquíssimas pessoas, entre elas Tony, que se tornaria seu primeiro marido. 
Em 2003 um biógrafo de Kennedy mencionou a estagiária, e logo seu segredo foi revelado. Ao contrário do que algumas pessoas fariam, Mimi tratou o caso com imensa naturalidade, sem esconder ou mentir, mas também sem se expor. Acho que ela fez muito bem.
Esse livro conta como tudo aconteceu. O texto é muito bom. Ela conta com detalhes o relacionamento, sem no entanto relatar como era o sexo propriamente dito. Esse não é um livro erótico, e sim, biográfico. É interessante como ela situa o tempo e o espaço na Casa Branca do início da década de sessenta. Descobri até que há uma piscina lá, e que o presidente a utilizava na hora do almoço para tomar banho com colegas de trabalho. 
O livro poderia ter terminado com a morte do presidente Kennedy, mas o relato continuou até o final da primeira década do século XXI, quando Mimi encontra Richard (Dick Alford) seu atual marido. Achei a leitura surpreendentemente boa, e consegue realmente nos transportar para aquela época tão importante dos Estados Unidos. Nota 8.0