quinta-feira, outubro 01, 2015

O fio do destino

Título: O fio do destino
Autor: Zíbia Gasparetto/Lucius
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 414
ISBN: 9788577222513

"O fio do destino" foi publicado pela primeira vez em 1988, e depois de terminar de ler, hoje, dia 01/10/15, verifiquei que já tinha lido esse mesmo livro em dezembro de 2003, mas realmente não me lembrava de nada. Só agora que fui "postar" é que descobri que comprei o livro duas vezes... fazer o que?.
O livro conta a história de Jacques, estudante de direito, que vai passar as férias com a família, abastada, em uma cidade próxima a Paris, e nessa época o pai tem um infarto e morre. Jacques descobre que seu pai estava praticamente falido, e ele, sua mãe e sua irmã, Lenice, iam perder tudo. 
Enquanto procurava um jeito de evitar isso, Jean, um homem rico pede Lenice em casamento, mas ela não deseja isso. Entretanto, vendo que é o único jeito de salvar os bens da família, ela acaba cedendo. 
Jacques, tem um caso com Elisa, e acaba tendo que casar com ela para "salvar sua honra". Posteriormente ele se envolve com Anne, uma misteriosa nobre inglesa. O livro é uma espécie de novela em que passam-se anos, até chegar ao final. Obviamente há um componente de espiritismo, onde os bons ajudam, enquanto os maus, como não poderia deixar de ser, atrapalham.
Assim como todos os livros da Zíbia/Lucius que lí, é muito bom e inspirador do bem. Em alguns momentos acho até que é um tanto quanto "professoral" sobre as "leis da vida" e do espiritismo. O fim não é o que eu esperava, sendo até mais realista do que o típico "água com açúcar". Nota 7.5

Obs: Em dezembro de 2003 eu dei nota 8,5. Agora, dessa vez, estou dando 7,5. Isso mostra que essas notas que eu dou não devem ser levado muito a sério :-) e tem a ver com diversos fatores que estou vivendo no momento. Embora seja o mesmo livro, de acordo com "aba" da capa do final, o conteúdo integral foi revisto e atualizado.