sexta-feira, setembro 18, 2015

Miscelânea Quriosa

Título: Miscelânea Quriosa
Autor: Qorpo-Santo [José Joaquim de Campos Leão] (organização: Denise Espírito Santo)
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 121 (123-126 Notas)
ISBN: 8587220764

Existiram nove originais da "Enciclopédia ou seis meses de uma enfermidade" de Qorpo Santo, publicado em Porto Alegre em 1877. A maioria foi perdido no tempo. Denise Espírito Santo pesquisou para tentar resgatar o que pudesse dessa "obra". Depois de algum tempo ela publicou esse livro, que na verdade é uma coletânea de literatura, aforismos, prosa satírica, poesia, entre outras coisas.
Sei que o tempo passou, mas o que tem nesse livro, é, na minha opinião, horrível. Quase tudo que dá para entender é ruim, e o que não dá para entender, pior ainda. 
Entre várias curiosidades está a forma como muitas das frases são escritas, pela "reforma da ortografia" proposta pelo autor, que escrevia assim mesmo, com o Q sem U e no lugar do C, como no seu "nome" Qorpo-Santo, ao invés de Corpo-Santo.
As poesias, as frases, a "peça" de teatro, os dados autobiográficos, nada se salva. É possível que isso tenha algum valor histórico, mas é muito ruim de ler. O autor, pelo que parece, foi internado como louco por algum tempo, mas nunca deixou de escrever, e sempre com pouca coisa de valor. Quando me deparo com esse tipo de literatura, sempre imagino se deixei escapar alguma coisa, mas acho que nesse caso não tem jeito. É ruim mesmo. Nota 1.0