quinta-feira, fevereiro 27, 2014

O Outro Lado da Luz

Título: O Outro Lado da Luz (This Side of Brightness)
Autor: Colum McCann
Editora: Record
Páginas: 267 + 1 de agradecimento
ISBN: 8501052000
 
Tradução: Beatriz Horta
 
O romance (como está na ficha técnica) conta duas histórias paralelas, que em algum momento irão se fundir. Uma delas é a de uns trabalhadores que estão construindo um túnel sob o rio Hudson, em New York. Inicialmente em 1916, com o passar do livro, o tempo vai igualmente passando. Um dia ocorre uma explosão e um dos empregados morre. A narrativa vai explicando o que acontece com os amigos, a viúva e a filha órfã.
A outra história, que depois vemos, passa-se no futuro em relação a primeira, conta a vida de um mendigo, Treefrog, que vive no sub-solo de Manhattan. O romance muda de uma história para outra numa simples mudança de parágrafo.
O texto é bom de ler, mas eventualmente fica um pouco chato, mas dá para levar bem. A história obviamente é um pouco triste, melancólica, sofrida, mas é interessante. É uma forma de ver o lado pobre de Manhattan do ponto de vista de quem vive aquela vida de sobrevivência. Os personagens morrem, mudam de vida, o tempo passa e as coisas acontecem, sem no entanto haver realmente uma evolução no sentido de melhorar. Ao contrário, em alguns casos até piora, o que é bem realista. A vida às vezes é assim. Nota 5.0