sexta-feira, janeiro 24, 2014

FIM

Título: FIM
Autor: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 201
ISBN: 9788535923599

FIM conta a história de cinco amigos, Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro e as pessoas ligadas a eles, como namoradas, eposas, filhos e alguns conhecidos. Cada um deles é um capítulo, e as outra pessoas periféricas funcionam como sub-capítulos. A ênfase da história é o fim da vida de cada um deles, quando, obviamente, já estão mais velhos. Eles moravam na zona sul do Rio (só podia ser na zona sul, não é?), e viviam como pessoas comuns daquela área. As mortes se dão entre 1990 e 2014. 
É muito interessante quando vemos um mesmo acontecimento, ou até uma 'vida', narrada do ponto de vista de pessoas diferentes, que compartilharam a mesma situação.
É um livro muito gostoso de ler, daqueles que faz com que não queiramos parar até terminar.
Embora tenha algumas passagens engraçadas, não deixa de ser um livro triste, por se tratar do final da vida dos personagens que aprendemos a conviver e até gostar.
Como em muitos livros, é preciso uma certa atenção, pois às vezes esquecemos quem era  (mesmo) aquela pessoa que vira o foco no sub-capítulo.
Fernanda Torres revelou-se uma excelente escritora. E confesso que até me surpreendeu. Não por ela não merecer a confiança de ser boa com as palavras. A surpresa se deu por eu associá-la mais a humor do que a drama. 

Coincidentemente, aconteceu uma morte por velhice na minha família durante a semana em que eu estava lendo esse livro. Mas isso é só uma nota triste, não tem nada a ver com o livro, claro.

Acredito que qualquer pessoa que goste de ler vai gostar muito desse livro. Nota 8.5