sexta-feira, fevereiro 14, 2014

A Terra do Fogo

Título: A Terra do Fogo (La Tierra del Fuego)
Autor: Sylvia Iparraguirre
Editora: Record
Páginas: 236 + 1 de agradecimento
ISBN: 8501058939

Tradução: Marcos Santarrita
Ilustrações: César Lobo
Coleção: Ficção, Fantasia, Aventura

A Terra do Fogo é uma região que fica no sul da Argentina. Esse livro conta uma história, que apesar de ser ficção, me parece que foi baseada em fatos reais. John William Guevara, simplificado pelo pai de Jack, um filho bastardo de um inglês com uma argentina, recebe uma carta solicitando um relato sobre o acontecimento de anos passado quando a Marinha inglesa fez uma experiência de catequizar os imanas (índios da Terra do Fogo) que culminou com uma matança de quase toda a tripulação de uma navio inglês. O livro é todo ele o relato (uma carta) dirigido a MacDowell ou MacDowness (o Jack não tinha certeza, pois o nome estava na dobra do papel da carta que ele recebeu). 
Basicamente é a história de Jemmy Button, um nativo capturado nas águas da Patagônia, levado para a Inglaterra, e "civilizado" de acordo com a cultura européia, especialmente a inglesa. Depois de tempos vivido por lá, ele volta para a Terra do Fogo, aparentemente no mesmo navio que levou Charles Darwin, e por anos não é mais visto. Então ocorre a tragédia, e finalmente ele é julgado, aparentemente na Ilhas Falkland (Malvinas). 
O estilo lembra os grandes clássicos, com detalhamento mais aprofundado de situações, regiões e fatos. O livro é dividido em sete capítulos que o autor chamou de Fólios. Confesso que pela capa, achei que fosse um livro juvenil, mas não é. A leitura é agradável, mas às vezes, os relatos são muito longos e acabam por entediar. O mais interessante, é que no julgamento final, há um embate sobre o valor da catequização irresponsável e compulsória dos nativos, sem que eles ao menos fossem questionados. É um enfoque pouco divulgado, mas deveras importante.
Mas voltando ao livro, ele não é ruim de ler, mas não empolga. Nota 5.5