quarta-feira, janeiro 15, 2014

Einstein, explique, por favor

Título: Einstein, explique, por favor (Einstein, s'il vous plaît)
Autor: Jean-Claude Carrière
Editora: Rocco
Páginas: 159
ISBN: 8532520715

Tradução: Maria Angela Villela
Peparação de originais: Cláudia Richer

Esse livro do roteirista, dramaturgo e escritor Jean-Claude Carrière, conta uma história fantástica de uma garota que faz uma visita a Albert Einstein, em uma espécie de escritório irreal do cientista. Embora não fique totalmente explicado, fica claro que a situação é surreal, com o Einstein se referindo ao tempo dele quando ainda era vivo.  A ajudante de Einstein, Helen Dukas faz a menina entrar, e eles passam o tempo todo conversando sobre ciência e vida. Isaac Newton também está na sala de espera, e em algum momento da história ele entra na sala para discutir com Einstein.
As discussões são filosóficas e Einstein fala de sua teoria, dos seus sentimentos e o que pensa de tudo isso.
Na sala há algumas portas que Einstein usa para levar a menina a vivenciar momentos da sua vida. A sala, a mesa, o quadro negro se alteram de acordo com o assunto que está em pauta no momento. Embora fale de algumas coisas extremamente técnico-científicas como a teoria das cordas, o bóson de Higgs entre outras, o livro obviamente não requer formação científica. É quase um livro infanto-juvenil, embora eu acho que é um pouco mais profundo que isso. Há momentos em que Einstein fica pensativo, e deixa escapar algumas frustrações e sentimentos pessoais, principalmente quando a menina faz referência a sua contribuição para a construção da bomba atômica.
É um livro diferente, e obviamente dedicado a quem gosta de Einstein. É fácil de ler, mas achei um pouco chato em alguns momentos. Nota 5.0