quinta-feira, julho 19, 2018

Soldier


Titulo: Soldier Leal até o fim (Soldier Dog)
Autor: Sam Angus
Editora: Novo Conceito
Páginas: 251 (253, Bibliografia selecionada)
ISBN: 9788581634029

Tradução: Julio de Andrade Filho

Stanley, um garoto de 14 anos, mora em Lancashire, na Inglaterra, na época da primeira guerra mundial. Ele, por descuido, deixa Rocket, a cadela premiada da família, fugir, e ela acaba cruzando com um cachorro desconhecido, que por consequência leva ao nascimento de alguns cãezinhos mestiços. O pai dele não gosta nada da ideia e doa quase toda a ninhada, mas ele fica com Soldier, o único macho nascido.
O pai dele, Da (que nome estranho, né?), some com o cãozinho avisando que vai afogá-lo.
Por causa disso, Stanley, embora muito novo, foge de casa e se alista para lutar na guerra. O objetivo dele era encontrar seu irmão Tom, que estava na França lutando nessa época.
Stanley se torna um adestrador do exército e treina um cão chamado Bones, que na sua única missão, embora bem sucedida, não tem um final feliz. Depois, desiludido, ele acaba por encontrar um outro cachorro chamado Pistol. Daí a trama segue até uma espécie de final feliz.
O livro é muito bom, mas parece um pouco voltado para adolescentes. Ou talvez para quem ame cães.
É fácil de ler e tem o valor de mostrar uma pequena amostra do que foi a primeira guerra mundial, que no caso do livro retrata o início do ano de 1918. Mas o foco principal do livro é o amor e a lealdade dos cães para com seus donos (ou mestres, no caso), e como eles ajudaram os aliados nessa guerra. Vale a pena ler, mas apenas para leitores que gostem de cachorros. Nota 6.0