sexta-feira, julho 27, 2018

29,99

Título: 29,99 (99 FRANCS)
Autor: Frédéric Beigbeder
Editora: Record
Páginas: 286
ISBN: 8501061271

Tradução: Procópio Abreu

Octave é um publicitário que está, de certa forma, entediado com o seu trabalho. Ele é francês, mora em Paris e ganha muito bem. Tem um bom apartamento, carro de luxo e uma vida muito boa, e na verdade está querendo ser demitido para viver do seguro desemprego. Diz ele que começou a escrever esse livro, justamente para ser demitido. Ele está envolvido com a campanha de uma espécie de iogurte ou queijo chamado Maigrelette do qual está tentando criar uma campanha para o produto. Depois de algumas tentativas eles acabam por decidir fazer um filme sobre uma mulher que vive em uma casa luxuosa que toma o tal queijo e atribui seu pseudo sucesso a isso. Paralelamente a esses fatos, ele rompe com a namorada que está grávida e ela, naturalmente some da vida dele, embora ele ainda esteja preso sentimentalmente a ela. Ele tem uma amante que é garota de programa, de origem árabe, chamada Tamara, que por influência dele será a protagonista do comercial do Maigrelette. Eles vão ao Senegal para uma espécie de congraçamento, e depois para Miami para filmar o tal comercial.
Nos Estados Unidos, depois de muita bebedeira eles acabam cometendo um crime que será crucial para o final do livro, que acontece quando eles ganham um prêmio importante de publicidade em Cannes.
Não é um livro comum, que é às vezes narrado em primeira pessoa, e em outros momentos na terceira pessoa. O livro fala muito de publicidade, sendo que o autor não poupa consumidores e nomes de empresas reais, inclusive, algumas vezes as criticando. Ele conta também muito do que é viver em uma empresa com o contato ora amistoso, ora inamistoso com colegas de trabalho. O livro tem uma veia cômica, mas também educativa. É interessante e fácil e rápido de ler. Isso o faz ser bom, mas tem momentos que ele é um pouco confuso. De qualquer forma é bom de ler, em especial para quem gosta, de alguma maneira da área de propaganda e marketing. Nota 6.5

Obs: Se não me engano comprei esse livro em uma feira de livros em Presidente Prudente (SP) pagando R$ 10,00.