sexta-feira, outubro 20, 2017

Fuga dos Andes

Título: Fuga dos Andes
Autor: José Antônio Pedriali
Editora: ADBR (Record)
Páginas: 391 (393 Referências; 395-397 Roteiro (descrito no livro) ; 401-403 Mapas)
ISBN: 9788501085948

O livro "Fuga dos Andes" de José Pedriali conta a história em que o jornalista Humberto Morabito conhece Beatriz no Mosteiro de Santa Catalina, e logo gosta da moça. Posteriormente, mas é assim que começa o livro, Humberto está no Peru para cobrir o assassinato de oito jornalistas na aldeia de Uchuraccay. O crime abalou o país. Ele inicia a reportagem, e tenta entrevistar um membro do Sendero Luminoso, organização terrorista que atuou no Peru nas últimas duas décadas do século XX. Ele sai da cidade com esse propósito mas é interceptado pelos sinchis, uma espécie de tropa de elite do exército peruano. Os militares confiscam os filmes e a camera de Humberto, e depois de revelar os filmes, consideram suas fotos subversivas. A partir daí ele começa a ser perseguido pelos militares. Humberto mantém contato com a tia e a irmã, Maria del Carmem, de Beatriz, que usa outros nomes, já que vive uma vida secreta.
Posteriormente ele reencontra Beatriz e eles começam a ser perseguidos tanto pelo Sendero Luminoso, quanto pelo exército peruano. Então eles iniciam uma fuga pelos Andes, que dá título ao livro.
Achei o texto, inicialmente confuso. Não conseguia entender direito o que estava acontecendo. Fica mais estranho pela narrativa de um humilde morador de Uchuraccay. Outra coisa difícil são os nomes daquelas cidades e aldeias peruanas, além, claro de muitos nomes e termos do índios locais. Mas então a história começa a fazer sentido e vai ficando muito boa. A fuga do casal é interessante e bem narrada.
A narrativa mescla fatos reais com personagens fictícios, mas o autor parece bem fiel aos fatos históricos relevantes. É uma parte importante da história do Peru, e transporta o leitor para o que era a vida dos peruanos naquela época. Uma coisa interessante, é que, para mim pelo menos, estimulou estudar um pouco mais daquele período naquele país. Nota 6,5