quinta-feira, setembro 14, 2017

O Mundo Explicado por T.S. Spivet

Título: O Mundo Explicado por T.S. Spivet (The Selected Works of T.S. Spivet)
Autor: Reif Larsen
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 375 (mais 2 para agradecimentos)
ISBN: 9788520921975

Tradução: Adriana Lisboa

T.S. Spivet (Tecumseh Sparrow Spivet) é um garoto de 12 anos que mora em um rancho em Divide, Montana, USA, e que tem uma mãe cientista, estudiosa de insetos e um pai caipira, com estilo cowboy, além de Gracie, sua irmã. Ele tinha um irmão, Layton, que morreu acidentalmente com um tiro no celeiro do rancho dos seus pais. T.S. gosta de ciências e se autodenomina um cartógrafo, mas isso em um sentido mais amplo da palavra. Ele não desenhava só mapas, ele desenhava "esquemas". Na verdade ele desenhava de tudo, desde besouros a pessoas dançando, ou uma mesa de jantar. Com esse "dom" ele foi involuntariamente inscrito para receber o prêmio Baird do Instituto Smithsonian em Washington D.C. Na verdade ele era uma garoto superdotado e que havia feito trabalhos para várias publicações. Ele ganha o prêmio e é convidado para recebe-lo em Washington. Mas as pessoas que o concederam não sabiam a idade dele.
Depois de hesitar um pouco, T.S. acaba decidindo ir receber o premio e discursar. Para isso ele pega um trem como clandestino e vai até Chicago, de onde pega carona para ir à capital americana. Lá ele encanta as pessoas com seu jeito, mas acaba cansando de tudo aquilo. A história do livro é basicamente essa.
É um livro diferente, com muitas ilustrações mostrando como T.S. via, ou "explicava" o mundo. Embora tenha traços de um livro juvenil, na verdade não é. Os pensamentos e o vocabulário de T.S. são bem sofisticados e adulto para um garoto de 12 anos. Entretanto, de vez em quando ele mostra um lado adolescente. É interessante de ler, embora, em alguns momentos, acho que o autor estica muito um assunto, como por exemplo, a história de Emma, uma antepassada de T.S.. É uma parte importante da história, mas acho que ficou muito longa. T.S. Spivet é muito inteligente, inclusive para perceber o quanto era criança nos momentos certos. É bom de ler, mas é um pouco longo. Os desenhos são muito bons. Nota 7.0