sexta-feira, junho 16, 2017

Código Explosivo

Título: Código Explosivo (Code to Zero)
Autor: Ken Follett
Editora: Rocco
Páginas: 406 (407-408 agradecimentos)
ISBN: 853251281X

Tradução: Haroldo Netto

Um homem acorda no banheiro do metro da Union Station em Washington DC com roupas de mendigo sem se lembrar de absolutamente nada. Ele pensa que bebeu demais na noite anterior. O problema não era só o esquecimento da ressaca, ele estava com a mente apagada. Alguém diz a ele que seu nome é Luke, mas só isso. Então ele sai a procura de informações que expliquem quem ele era. Vai então pesquisando e fugindo de algumas pessoas que o estavam perseguindo. A história principal é essa, mas paralelamente, há a história de cinco jovens, Luke, Anthony, Bern, Elspeth e Billie (as duas últimas, moças) que estudavam em Radcliffe desejando uma bolsa para Harvard, em 1941, época em que os Estados Unidos entrou na guerra. Mas isso foi ha muito tempo, agora estavam em 1958 e os Estados Unidos estavam perdendo a corrida espacial para a União Soviética, e um foguete com seu satélite, o Explorer I estava para ser lançado. Mas havia a possibilidade de uma sabotagem, e isso tiraria os Estados Unidos da corrida espacial. Todos esses assuntos vão se interligando aos poucos no livro, onde há também uma boa dose de romance entre seus personagens.
A história, inicialmente me pareceu um pouco confusa, com alguns flashbacks, mas depois vamos entendendo o enredo e o livro se torna muito bom, com o mistério da amnésia de Luke que vai aos poucos descobrindo quem ele era, o que aconteceu com ele, e finalmente, porque aconteceu aquilo. É daqueles livros que se lê muitas páginas de uma vez só, sem desejarmos parar.
A história é dividida em seis partes mais o epílogo. É interessante que o autor mistura a ficção com a realidade do lançamento do Explorer I. O livro é realmente muito bom, e, mesmo sendo ficção, aparentemente aprendemos muito sobre a CIA, foguetes e espionagem. Nota 8.0