quinta-feira, julho 20, 2017

Innovatrix

Título: Innovatrix
Autor: Clemente Nobrega e Adriano R. de Lima
Editora: Agir Negócios (Nova Fronteira)
Páginas: 158 ( 159-163 anexo-tabela 165 Agradecimentos)
ISBN: 9788522011438

Clemente Nobrega e Adriano R. de Lima são físicos que se inspiraram no cientista russo Genrich Altshuller que desenvolveu uma teoria chamada TRIZ que em russo significa Teoria para a Solução de Problemas Inventivos. Eles acreditam que o problema da inventividade não tem a ver com um talento especial, é simplesmente um problema científico e que inovação pode ser ensinada. Eles dizem que quase a totalidade dos problemas que enfrentamos na vida (no caso do livro é dada uma ênfase a empresas e empreendedorismo) já foram resolvidos de alguma forma. A ideia é que há uma tabela, em anexo no final do livro, com 40 itens que segundo os autores são modelos de solução para todos os problemas que os empresários enfrentam. O que é preciso é identificar qual a melhor solução para o seu problema e adaptá-la para seu caso especial. Eles insistem que não há nada de genialidade nisso, é só uma questão de entender o método, o Innovatrix.
A abordagem do livro é em casos reais, onde ele cita várias empresas famosas como a IBM, A Nokia, a GE, a South West Airlines, a Boeing e até as Casas Bahia, explicando onde elas inovaram e que princípio aplicaram.
O livro não é bem de negócios e nem científico. É mais a explicação de como funciona o método que eles criaram. No final eu, particularmente não me senti mais inovador do que era antes. Mas há muita coisa interessante no livro. Algumas partes são confusas, e as regras não me pareceram claras. Na minha opinião, nada a ver com o livro, o que determina o sucesso é determinação, perseverança e disciplina. Pena que eu não tenha essas qualidade. Mas voltando ao livro, ele é interessante, mas não achei inovador. Nota 6.5