segunda-feira, junho 26, 2017

Iracema

Título: Iracema
Autor: José de Alencar
Editora: Ediouro
Páginas: 160, mas tem Biografia de José de Alencar, Introdução, um texto "Iracema" de Machado de Assis, Prólogo da primeira edição, Notas do autor, notas das notas e uma carta de José de Alencar ao Dr. Jaguaribe.

Basicamente o livro conta o romance de Martim, navegador português, com Iracema, uma indígena que habitava a região do Ceará. Martim fica hóspede de Araquém, o pai de Iracema, e se junta a tribo, que por algumas vezes entra em guerra com uma tribo inimiga. Martim, que tem uma pretendente em Portugal, eu suponho, se enamora de Iracema, a virgem dos lábios de mel. Eles acabam tendo um filho e Iracema morre após o parto. Essa é a história.
O livro, embora pequeno, é chato e difícil de ler devido ao excesso de termos indígenas. No final, o autor explica o significado de vários destes, melhor seria um simples dicionário, mais fácil de ser consultado. Essa é uma edição para estudantes, com muitas notas e até uma "ficha geral de leitura". Pode ser que seja considerado um clássico da literatura nacional, mas eu achei muito chato de ler. Nota 3.0