quinta-feira, março 10, 2016

Projetado para mudar

Título: Projetado para mudar (Changing by design)
Autor: Deone Zell
Editora: Record
Páginas: 237, Referências 239-246, Índice 247-252
ISBN: 8501050202
 
Tradução: Marta Schmidt
 
Como diz na capa, esse livro fala sobre a "Inovação organizacional na Hewlett-Packard" ou seja, fala sobre a HP, a famosa fabricante de impressoras entre outras coisas. Na década de 90 do século XX, a empresa sentiu que precisava mudar, então ela decidiu por um sistema chamado replanejamento Sociotechnical Systems ou STS, que se baseia em equipes autogerenciáveis. A autora defende esse modelo, em comparação com a GTQ (Gestão de Qualidade Total) e a Reengenharia. O modelo STS é difícil de implementar pois requer transferência de poder para níveis mais baixos, e delega poderes e responsabilidades para as equipes e seus membros fazendo com que todos as pessoas se envolvam em todos os processos da empresa. Isso significa que engenheiros devem se relacionar com clientes, e vendedores devem conhecer um pouco mais dos seus produtos. O foco são as mudanças feitas no Centro de Montagem de Superfície em Roseville e na divisão Santa Clara.
As vezes é difícil entender a melhoria que o sistema STS pode trazer, mas no final as pessoas ficam mais motivadas e mais capazes.
O livro é dividido em dez capítulos com ênfase nas mudanças nos centros citados acima. É interessante ver as inúmeras dificuldades que o pessoal enfrentou para que se realizassem essas mudanças, que segundo vemos, trouxa bons resultados para a empresa. O texto é razoável, sendo muito mais voltado para problemas administrativos do que técnicos. Acho que seria um bom livro para estudantes de administração e afins, mas eu, particularmente preferiria ler sobre aspectos técnicos. Nota 6.0