segunda-feira, abril 20, 2015

Lobos do Mar

Título: Lobos do Mar
Autor: Torben Grael (Em depoimento a Murillo Novaes)
Editora: Objetiva
Páginas: 268
ISBN: 9788573028584
 
Em 2006 eu estive na Marina da Glória para ver os barcos da Volvo Ocean Race, uma regata de barcos que dão a volta ao mundo. Confesso que fiquei mais interessado no barco dos "Piratas" que eram da equipe dos Estados Unidos. Voltei a orla da baía da Guanabara, perto do aeroporto Santos Dumont para ver a "in-port race", uma corrida de barcos feitas em alguns dos portos em que esses barcos faziam suas paradas. Achei muito legal!. Mas depois, como tudo na vida passa, eu me desinteressei... Agora lí esse livro que é o relato de Torben Grael, o "comandante" do barco brasileiro (Brasil 1) em depoimento a Murillo Novaes, de como foi a regata do ponto de vista do barco brasileiro. A história é muito boa e a "corrida" é muito mais difícil do que as pessoas "leigas" que comparecem ao porto para ver, imaginam. O relato é muito bom, mas claro, se tornou mais especial para mim, que estive lá, na Marina da Glória, naquele dia. Lamento, mas não dei "muita bola" para o barco brasileiro. E mesmo sendo muito simpático ao Torben Grael na sua narrativa, ainda assim fiquei torcendo para os "Piratas" durante a leitura, mas fiquei feliz pelo podium dos brasileiros. Não vou falar o resultado, para que as pessoas leiam e acompanhem torcendo, em cada etapa. É um livro muito bom, mas obviamente não é nenhuma obra prima literária. Ainda assim, achei a objetividade e a forma clara do texto muito boa. É um livro "obrigatório" para quem se interessa por esportes náuticos. A Volvo Ocean Race, é, como dizem, a Fórmula 1 das corridas náuticas Nota 8.5