quarta-feira, janeiro 14, 2015

A Mulher com o Laptop

Título: A Mulher com o Laptop (Lady with a laptop)
Autor: D.M. Thomas
Editora: Record
Páginas: 317
ISBN: 8501049174
 
Tradução: Raquel Zampil
 
Simon é um escritor mediano que é convidado a dar um workshop sobre escrever livros em Skagathos, uma ilha grega. A história reúne romance, morte, traições, brigas e namoros que ocorrem durante o curso. Lucinda é uma neozelandesa que sempre carrega um laptop e dá início a uma história que será debatida nas "aulas". Entretanto depois do primeiro ensaio ela não aparece mais, e posteriormente é encontrada morta. Aparentemente foi suicídio, mas depois alteram a causa para morte natural. O que não é verdade. Foi suicídio mesmo. O restante dos participantes, depois de ficarem obviamente chocados com o acontecimento, dão prosseguimento ao curso dando continuidade a história que Lucinda havia começado. A ilha Skagathos é vizinha a ilha Skyros, onde também ocorrem whorkshops, só que Skyros é mais cara que Skagathos, mas a história se passa em Skagathos.
Simon vive com Marie na Inglaterra, mas eles tem um relacionamento aberto. Marie se envolve com Alan, o melhor amigo de Simon, que ele descobre por deduzir as coisas pelos poucos telefonemas que dá a Marie. Simon, também tem um caso na Inglaterra com uma repórter chamada Carla Brand. No final do livro ele acaba quase se envolvendo com Maria, uma empregada do hotel onde a turma estava.
O livro é interessante, mas as vezes fica difícil de ler. Achei o texto, em alguns momentos confuso, e você acaba esquecendo quem é exatamente quem na história, pois há vários personagens como alunos, empregados do hotel, professores (facilitadores), etc. Às vezes ficava um pouco entediante de ler, pois achei os capítulos longos. A história é boa sem ser sensacional. Nota 5.0