Jesus Lava Mais Branco
Título: Jesus Lava Mais Branco - Como a Igreja Inventou o Marketing
Autor: Bruno Ballardini
Páginas: 164 e até a 173 de Notas bibliográficas
Editora: Gryphus Editora
ISBN: 9788560610440
Autor: Bruno Ballardini
Páginas: 164 e até a 173 de Notas bibliográficas
Editora: Gryphus Editora
ISBN: 9788560610440
Bruno Ballardini traça um paralelo entre as estratégias de marketing atuais com o marketing praticado pela Igreja Católica desde seu aparecimento. O título completo já diz "Jesus Lava Mais Branco - Como a Igreja Inventou o Marketing". A forma como a Igreja fez, e faz, para divulgar a sua palavra e suas ideias são realmente similares as usadas hoje pelas grandes empresas. A Igreja é a primeira multinacional do planeta, e ainda está usando essas estratégias para angariar clientes (ou fiéis, como costumam ser chamados). O próprio conceito de fidelização já mostra que um fiel é uma espécie de cliente.
O livro contém aquelas desagradáveis notas bibliográficas que nos fazem interromper a leitura para ir ao final do livro conferir ( coisa, aliás, que só fiz no início. Depois desisti e li apenas o texto do livro), também tem muitas "caixas" de notas no seu interior.
O conteúdo é, na minha opinião, muito técnico para o lado do marketing, além de também ser técnico no que tange a religião. Eu não sei bem o que é uma homilia, liturgia, rito de paz e essas coisas que fazem parte da estrutura de uma missa.
Talvez por essa minha deficiência de conhecimento de marketing e de religião, achei certas partes do livro difícil de entender, e assim, a leitura tornou-se um pouco chata. Ainda assim o livro tem valor, e para quem gosta de marketing deve ser mais interessante. É fato que Igreja, em muitos aspectos, realmente funciona como uma multinacional, mas é útil alguém identificar isso e colocar em um livro. Nota 6.0
O livro contém aquelas desagradáveis notas bibliográficas que nos fazem interromper a leitura para ir ao final do livro conferir ( coisa, aliás, que só fiz no início. Depois desisti e li apenas o texto do livro), também tem muitas "caixas" de notas no seu interior.
O conteúdo é, na minha opinião, muito técnico para o lado do marketing, além de também ser técnico no que tange a religião. Eu não sei bem o que é uma homilia, liturgia, rito de paz e essas coisas que fazem parte da estrutura de uma missa.
Talvez por essa minha deficiência de conhecimento de marketing e de religião, achei certas partes do livro difícil de entender, e assim, a leitura tornou-se um pouco chata. Ainda assim o livro tem valor, e para quem gosta de marketing deve ser mais interessante. É fato que Igreja, em muitos aspectos, realmente funciona como uma multinacional, mas é útil alguém identificar isso e colocar em um livro. Nota 6.0
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