Os Traidores
Título: Os Traidores: os piores atos de traição da história americana (The traitors: the worst acts of treason in America history from Benedict Arnold to Robert Hansen
Autor: Richard Sale
Editora: Landscape
Páginas: 330
ISBN: 8588647540
Autor: Richard Sale
Editora: Landscape
Páginas: 330
ISBN: 8588647540
Tradução: Rosana Telles
Richard Sale escreve sobre terrorismo e contra-inteligência para a UPI (United Press International). Nesse livro ele escreveu sobre os que ele considerou os piores traidores dos Estados Unidos. Desde Benedict Arnold, da época da guerra da independência contra a Inglaterra, até Robert Hansen, que atuou quase nos dias atuais. Fala de John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln; Chambers e Bentley; John Walker Jr e Robert Hanssen que venderam segredos dos Estados Unidos para a União Soviética.
Embora o livro seja uma espécie de documentário, Richard Sale escreve, muitas vezes como se fosse uma história, e muito bem escrita, o que faz com que o livro seja gostoso de ler, como um romance. Algumas vezes ele também cita a si mesmo, quando fez entrevistas ou pesquisas. Embora os nomes dos espiões não sejam conhecidos pela maioria das pessoas (pelo menos eu acredito que não), eles foram extremamente importantes e danosos para o país. A União Soviética teve muita informação sigilosa dos Estados Unidos sem que os americanos soubessem.
O autor faz uma espécie de pequena biografia de cada um, e mostra as razões que motivaram cada um a ser traidor, além de mostrar como foi que começaram a ser espiões, e como entregavam os segredos ao inimigo.
Ao final de cada caso, que em geral é dividido em capítulos, há as notas e depois ainda Notas sobre as fontes do capítulo.
É um livro de história, ou melhor sobre a história, mas focado em um assunto bem específico. Portanto, embora a leitura seja boa, para ler, seria bom ter, pelo menos algum interesse no assunto. Nota 8.5
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home