terça-feira, julho 16, 2013

10 anos do Blog



Ontem, dia 15 de julho de 2013, o blog fez 10 anos. Gostaria de ter colocado alguma coisa especial, mas acabou que não preparei nada, talvez daqui a alguns dias, mas por ora fica um pouquinho da motivação e história dele.

O início 


A ideia começou no final do ano de 1999 ou 2000, não lembro bem. Eu estava no Mc Donalds e vi um daqueles papéis para forrar bandeja que em geral tem distrações para o público infanto-juvenil. Como era final de ano, havia algumas sugestões de resoluções para o ano novo, e uma delas era: "Ler um livro por mês". Achei interessante pois gostava de ler mas não tinha ideia de quantos livros eu lia em um ano. Pensei em anotar os livros que estava lendo em algum lugar, mas a ideia ficou guardada.

Algum tempo depois conheci o conceito de blog, e depois de pensar um pouco foi natural que escrevesse um blog sobre os livros que lia. A verdade é que eu pensei em um blog para mim mesmo. Sinceramente não esperava que muitas pessoas lessem. Apenas as mais próximas.

O tempo passou e vi que muita gente se deparou com o blog. Cheguei a receber dois e-mails de autores, o que me deixou muito feliz. Mas ainda assim eu o divulgo muito pouco. Ainda penso que é algo mais para mim mesmo. Mas claro, eu fico feliz quando descubro que alguém lê, a gosto, como qualquer autor de blog, de receber comentários.

A evolução

O blog começou com simples textos em que eu comentava os livros, e coisas que aconteciam quando os estava lendo. Eu colocava vários posts para o mesmo livro, e não me preocupava com detalhes técnicos. Aos poucos fui acrescentando uma "ficha" técnica dos livros, e mais tarde as capas dos mesmos. A ideia de por as capas era mais antiga, mas, que eu me lembre não tinha uma opção tão fácil como depois passou a existir no blogger. Com o tempo acrescentei também o nome do tradutor, quando o livro era estrangeiro. E como tudo na vida, eu espero criar mais evoluções. Aceito sugestões.

As notas

Passei também a dar notas aos livros, e quero aproveitar a oportunidade para dizer que essas notas, obviamente são estritamente pessoais vinda de uma pessoa leiga. O assunto, o autor e até o meu "astral" quando estou escrevendo o post influenciam na nota, então, leitores do blog, não se deixem influenciar pelas notas, elas são pessoais.

Por fim agradeço a todos que leram e em especial aos que comentaram no blog ao longo desses dez anos. Espero que ele continue a existir por muito tempo.