sábado, junho 15, 2013

Amanhecer

Título: Amanhecer
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 459
ISBN: 9788598078731

Tradução: Ryta Vinagre

Comprei o livro "Amanhecer" em uma barraca ao ar livre, ao lado do Ed. Av. Central, no Centro do Rio. Por alguma razão, talvez por ter gostado da capa, queria comprá-lo há algum tempo. Mas juro que não sabia que ele fazia parte da série "Crepúsculo", que é sobre vampiros e lobisomens. Se soubesse não teria comprado. Entretanto, como comprei, eu o li.
A história começa com o casamento de Bella (humana) com Edward (vampiro). Na festa de casamento comparece Jake (Jacob) (lobisomem) que é apaixonado por Bella. Edward e Bella vão passar a lua de mel no Rio, em alguma ilha por aqui. E lá ela fica grávida. Eles voltam para a casa (na imediações de Seattle, eu acho) e ela tem uma gravidez relâmpago muito desagradável. Todos queriam que ela abortasse, pois achavam que era certo que ela morreria no parto. Mas isso não acontece e ela tem uma filha Renesmee que é meio humana, meio vampira. Isso aborrece os Vultori, que são uma espécie de lideres dos vampiros. Então Alice, uma vampira da nova família de Bella, prediz que os Vultori irão lá matá-los todos, e a parte final do livro trata desse confronto.
O livro não é ruim, mas é cansativo e arrastado para ler. As coisas acontecem aos poucos, coisas paralelas são narradas, detalhes de como é ser vampiro e lobisomem fazem parte da narrativa do livro. Ah sim, Jacob, o lobisomem apaixonado pela Bella, acaba se unindo aos vampiros para salvar Renesmee, com quem ele tem (ou faz) imprinting, seja lá o que é isso. O mundo do crepúsculo tem um pouco a ver com o de Harry Potter, só que para um público um pouco mais adulto. Achei a autora muito exagerada. Os rostos eram perfeitos demais, o Edward calmo demais, os perigos eram tido como certos que acabariam em morte, e na verdade não é bem assim. Acredito que o público principal da série sejam adolescentes e pós-adolescentes. Mas a história não deixa de ser interessante. Nota 6,5