terça-feira, junho 01, 2021

Cais da Sagração


Título: Cais da Sagração
Autor: Josué Montuello
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 309 (311-322 Críticas ao livro)

A história do livro é a seguinte: Mestre Severino, barqueiro de algum lugar do Maranhão, vive de levar passageiros e cargas para São Luis, capital do estado. Ele mora com Lourença, mas nas idas e vindas para São Luis ele conhece Vanju, uma menina de programa por quem se apaixona e quer se casar com ela. Ele leva Vanju para a cidade dele e fica com ela, mas não manda Lourença embora, ficam morando os tres na mesma casa. Lourinça não pode, por alguma razãp, dar um filho para o Mestre Severino, mas Vanju engravida e acaba dando uma filha para o suposto marido. Mas ele queria um filho homem, para ser barqueiro a quem ele queria entre o Bonança, o barco que ele recebeu do pai e queria que algum filho continuasse a navegar. Mas Vanju tem Mercedes, uma filha que ele tem que aceitar e até gostar. Mais tarde ele desconfia de Vanju e a mata, isso mesmo, ele mata ela por desconfiança de futura infidelidade. Mercedes tem um filho, mas morre de parto, e Mestre Severino finalmente tem um filho a quem doar o barco. Acontece que o filho não é muito a fim daquela vida de mar, até porque ele é gay. Mas Mestre Severino insiste naquilo.
No final ele leva o neto, o Pedro, a uma viagem a São Luis, mas tem alguns desgostos com ele na viagem. Na volta o Pedro o ajuda a levar o barco de volta, pois Severino está mal de saude.
É um um livro bom de lar, mas longe de ser maravilhoso. De qualquer forma é gostoso e se alguém gosta de histórias do nordeste e de barcos, vale a pena ler. Nota 6;5