sábado, abril 24, 2021

O Livro do Bar


Título: O Livro do Bar
Autor: Carlos Hauber
Editora: Ediouro
Páginas: 119 (121-128 Índice Remissivo)
ISBN: 8500910216

O Livro do Bar, que faz parte de uma coleção do Clube JB, um jornal que existiu no Rio de Janeiro, é um livrinho bem interessante. Digo livrinho porque ele é pequeno e fácil de ler. Eu demorei menos de um dia para completar sua leitura de apenas 119 páginas.
Algumas pessoas podem pensar que se trata de um livro de receitas de bebidas, mas não é só isso. O livro conta histórias, e são boas histórias. É verdade que há muita receita de bebidas nele, mas há muita informação interessante para quem quer conhecer o universo dos drinks.
E o livro é curioso a começar pelo autor, que na verdade não é o autor. O livro é uma compilação de papéis que o filho de Karl trouxe da Europa e que ele organizou, reformulou e "abrasileirou" algumas coisas, e diz no início, que o verdadeiro autor é o pai, que ele "traduziu" o nome para Carlos.
Uma das curiosidades interessantes do livro é revelar que o termo "Pub" que muita gente liga a bares ingleses vem de "PUBlic House", e que o termo "bar" vem de "barre" que eram barras que separavam nas tavernas e hospedarias o lugar onde serviam as refeições do lugar onde as bebidas eram servidas. Fala também sobre o Whisky, o Gim, o Conhaque, a Tequila e a Vodka entre outras. E claro, no final hé um capítulo sobre a cachaça.
Ele destaca no livro, que o assunto são drinks e coquetéis, e não vinho ou cerveja. E realmente é disso do que ele fala; Após a explicação da origem de cada bebida vem, realmente, uma lista de receitas para os drinks mais famosos baseados nela.
É um livro muito gostoso de ler, em todos os sentidos :). E acredito que quem puder achar um exemplar deve aproveitar, porque há curiosidades muito interessantes. Só lamento que seja muito curto. Acho que poderia ser maior. Mas é muito bom de ler. Nota 7.0