terça-feira, março 20, 2018

Rádio Cidade Perdida

Título: Rádio Cidade Perdida (Lost City Radio)
Autor: Daniel Alrcón
Editora: Rocco
Páginas 289
ISBN: 9788532522597

Tradução: Léa Viveiros de Castro

A história se passa em um país ao qual o autor não deu nome, mas levando-se em conta que ele é peruano, embora more na Califórnia, acho que a descrição do lugares devem lembrar o Peru. Norma é uma locutora de rádio que tem um programa chamado "Rádio Cidade Perdida", apreciado em todo o país, onde ela lê lista de nomes de pessoas desaparecidas, ou desencontradas. O país viveu uma guerra civil por muito tempo entre o governo e uma entidade chamada LI. Um garoto do interior que teve a mãe morta por afogamento é levado até a rádio com uma lista de nomes da 1797, como era designada a sua aldeia. Norma também sofre o desaparecimento de seu marido, Rey, uma espécie de botânico, que ia muito a selva fazer pesquisas, perto da 1797, onde ele conhecia algumas pessoas. Ele tem alguma ligação com a LI, embora bem distante. A história é sobre esses personagens e outros como Adela, mãe de Victor, Manau, professor e amante de Adela, e Zahir, um velho que morava na 1797.
É uma narrativa um pouco triste, por se ver um povo oprimido pelo estado e pelos revolucionários da LI. A pobreza dos camponeses desse país, a angústia de Norma para encontrar o marido, e o medo sempre presente em países com ditadura, são os principais ingredientes dessa narrativa.
É bom de ler, mas não diria que é ótimo. Algumas coisas que pareciam não encaixar vão ganhando sentido ao longo do texto, coisa que bons autores sabe fazer muito bem. É um livro sobre os problemas que passam países da América Latina, muitas vezes na mão de ditadores e revolucionários. Quem gosta dessas histórias vai gostar do livro. Nota 6.0