terça-feira, janeiro 16, 2018

Guia Bibliográfico da Nova Direita

Título: Guia Bibliográfico da Nova Direita - 39 livros para compreender o fenômeno brasileiro.
Autor: Lucas Berlanza
Editora: Resistência Cultural
Páginas: 241 (243-252 Apêndice, 253-255 Bibliografia)
ISBN: 9788566418149

Lucas Berlanza, frequentador da Escola de Samba União da Ilha do Governador, lugar onde tive o prazer de conhece-lo, escreveu esse livro após ler, como diz o título, 39 livros de autores diversos. Com pensamento liberal, ele ordena as resenhas nas seguintes seções: I- Origem e fundamento das Ideias; II-Como entender o Brasil; III-Grandes ícones da política internacional; IV-Um olhar sobre adversários e inimigos; V-Grandes temas e controvérsias; VI-Um olhar sobre os dias atuais, além da Conclusão.
São 39 livros comentados enfatizando o ponto de vista do autor, sempre com explicações convincentes de o porque aquilo está certo ou errado.
O livro, muito bem embasado, muitas vezes utiliza palavras difíceis, pelo menos para mim. Como exemplos: "anomia", "opúsculo", "falanstérios" entre outras, mas ao contrário do que possa parecer, a leitura é boa e fácil. Particularmente me senti um pouco perdido no início do livro, pois Lucas cita autores e outros personagens da história que me eram desconhecidos, mas a medida que chegamos aos dias atuais,  a leitura fica mais interessante. Diga-se de passagem, a cronologia é sempre bem vinda e Lucas a utilizou muito bem. É claro que fica fácil gostar de um livro que afina com as suas ideias, que é o caso em relação a mim, mas acho indispensável que todos leiam para entender finalmente, e realmente, o que é direita (e esquerda) na política nacional e mundial.
Nota: Não darei nota porque conheço o autor. Ele, como pessoa, merece 10.