sexta-feira, dezembro 29, 2017

Um Oceano em Iowa

Título: Um Oceano em Iowa (An Ocean in Iowa)
Autor: Peter Hedges
Editora: Record
Páginas: 252
ISBN: 8501056111

Tradução: Beatriz Horta

O livro, comprado em uma feira de livros em Presidente Prudente, SP, por R$ 10,00, conta a história dos sete anos de Scotty Ocean, morador de Iowa. A família dele é constituída pelo pai, um juiz, a mãe, Joan Ocean e as irmãs Claire e Maggie, poucos anos mais velhas que ele. No início do livro há o aniversário de sete anos de Scotty. A história segue contando coisas como que ele vai a escola todos os dia, tem uma professora, a sra Boyden, dedicada a turma que promove atividades culturais. Ele tem alguns amigos, uma admiradora e a turma das séries superiores que não são tão amigáveis assim. Sua mãe é pintora e alcoólatra. Em algum momento do livro ela simplesmente vai embora abandonando o marido e os filhos.
O juiz faz tudo para manter a vida o mais normal possível. Ele é um bom pai.
Scotty fica vidrado na mãe de um colega de escola que recém mudou para a vizinhança. Certamente por não ter mais a sua própria mãe por perto. Ele não quer fazer oito anos. Perto do fim do livro, o pai constrói uma piscina que pretendia pronta para o quatro de julho, mas só fica pronta para o dia doze, o aniversário do temido oito anos de Scotty.
O livro conta com um índice de oito capítulos e é relativamente bom de ler. Embora seja uma história de um garoto com sete anos de idade, e seus colegas e irmãs de idade parecida, não é um livro infanto-juvenil. É mais para adulto mesmo, e acho que o autor soube descrever bem os sentimentos de uma criança com a idade dele. O título não tem nada a ver com o mar, e sim com o sobrenome do personagem. É bom, mas não é maravilhoso. Nota 6.0